Amigos e clientes joalheiros, ATENÇÃO!
O índice de sinistros está aumentando consideravelmente.
Sua segurança está em dia?
Verifiquem se suas recomendações de segurança estão em ordem e qualquer dúvida consultem
os Amigos da Apólice Lloyd, que podem ajudar a evitar possíveis sinistros em sua empresa.
Abaixo, sugerimos alguns procedimentos básicos que devem fazer parte do seu dia-a-dia para dificultar ocorrências de assaltos, furtos e/ou arrombamentos.
– ALARMES
- Dica 01 – Ter contrato com uma empresa terceirizada especializada em monitoramento de alarmes;
- Dica 02 – O sistema de alarme deve ser equipado com um telefone celular ou rádio de reserva (backup celular ou radio), que entre em operação imediatamente caso a linha telefônica seja cortada;
- Dica 03 – A central de alarme e seus devidos backups (celular ou rádio), devem estar instalados numa área que tenha detecção de movimentos, dando cobertura total a estes equipamentos;
- Dica 04 – O sistema de alarme precisa ser programado para enviar um sinal teste uma vez a cada 60 minutos fora do horário de trabalho. A companhia de alarme precisa fornecer uma confirmação por escrito de que o sistema de alarme está programado para enviar um sinal teste para a estação central;
- Dica 05 – O sistema de alarme deve ter no mínimo dois botões de pânico(dependendo do tamanho da área monitorada), sendo 01 (um) fixo e 01 (um) portátil;
- Dica 06 – É preciso combinar com a companhia de alarme por escrito os horários de abertura e fechamento. Se o estabelecimento tiver que ser aberto durante um horário não programado, é importante trocar uma senha com a companhia de alarme para indicar que tudo está em ordem ou não;
– CFTV (Circuito Fechado de TV)
- Dica 01 – Sugerimos um Circuito Fechado de TV (CFTV) com gravação continua das imagens;
- Dica 02 – As imagens capturadas pelas câmeras do CFTV devem ser gravadas em algum equipamento com backup, sendo que esse equipamento de gravação deverá ficar escondido. Sugerimos que no-break seja instalado junto ao sistema de CFTV para que ele continue a operar e a gravar na eventual falha de energia elétrica;
- Dica 03 – Todas as câmeras do CFTV devem possuir lentes infravermelho que possibilitem visualização noturna;
– COFRES / CAIXA FORTE
- Dica 01 – Sugerimos possuir cofre de alta resistência contra ataques de maçarico e ferramentas;
- Dica 02 – O cofre/ caixa forte deve possuir sensores sísmicos (impacto) que lhes dê proteção contra qualquer tentativa de penetração. Esses sensores precisam estar conectados ao sistema de alarme;
– OUTRAS RECOMENDAÇÕES
- Dica 01 – No momento de abertura e fechamento do estabelecimento, sugerimos a presença de no mínimo duas pessoas com chaves e códigos de alarme diferentes, sendo que apenas uma destas pessoas sozinhas não consiga acessar e/ou fechar o local;
- Dica 02 – Todas as vitrines de exposição de mercadorias devem ser completamente fechadas e trancadas com suas respectivas chaves, sendo que estas devem ser removidas durante o todo o horário de expediente;
- Dica 03 – Sugerimos que cada vitrine do estabelecimento possuam chaves independentes, de forma que dificulte a abertura e o acesso durante um eventual assalto;
- Dica 04 – Se possível, não concentrar grandes quantidades de mercadoria em um único local (Cofre, Vitrine, Balcões, etc) durante o horário de expediente;
DICAS DE SEGURANÇA PARA REPRESENTANTES
- Dica 01 – Nunca deixar as malas com mercadorias desacompanhadas;
- Dica 02 – Se por algum motivo houver a necessidade das malas com mercadorias não estarem acompanhadas dos representantes, as mesmas deverão estar em:
- Quartos de hotéis: Dentro de cofre trancado;
- Residência Particular: Dentro de cofre trancado;
- Dica 03 – Caso o representante necessite sair para refeições, cafés e ou outros eventos, e venha deixar a mercadoria desacompanhada, as mesmas deverão ser mantidas trancadas dentro de um cofre ou caixa forte, seja de um hotel ou estabelecimento de cliente;
- Dica 04 – Nunca transportar as mercadorias em banco ou local visível do automóvel, mantendo-as sempre dentro do porta-malas ou esconderijos;
- Dica 05 – Os representantes devem estar atentos a todo tempo;
- Dica 06 – O trajeto até os clientes deve sempre ser alterado e sua agenda deve ser restrita somente a pessoas necessárias;
- Dica 07 – As malas devem ser discretas (do tipo esportivas), para que não representem o que possuem em seu interior;
- Dica 08 – Em caso de sinistro, o representante deverá ir imediatamente a delegacia mais próxima do local da ocorrência e fazer um boletim de ocorrência descrevendo todos os fatos.