Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, onde várias seguradoras oferecem serviços especiais para as empresas do setor joalheiro, no Brasil, este mercado é bem restrito em função do alto risco inerente ao negócio.
As grandes operadoras internacionais não consideram vantajoso oferecer coberturas específicas para as empresas joalheiras, que são alvos constantes da ação de criminosos. A opção para aqueles que buscam assegurar seus bens é recorrer aos serviços da Lloyd Continental, atualmente a única corretora especializada no país.
Em operação desde 1999, a Lloyd Continental – ao perceber a dificuldade do setor na contratação de seguros especializados – se estruturou legalmente para oferecer apólices contra roubos, assaltos e furtos de mercadorias em joalherias, atacados e fábricas de joias. ” Através de parcerias com as maiores seguradoras e resseguradoras do mundo, a Lloyd Continental oferece seguro para todo o setor, onde são emitidas apólices legais no Brasil, garantindo segurança total em caso de sinistros”, afirma Flávio Costantini Maluli, diretor da empresa. Atualmente, a corretora é responsável pelo seguro de mais de 2.000 estabelecimentos em todo o território nacional.
Flávio ainda alerta para o perigo de se contratar o seguro através de empresas que operam ilegalmente no país. Ou seja, elas emitem apólices no exterior diretamente em nome dos clientes aqui no Brasil, sem que passem por uma seguradora local e todo tramite legal de resseguro, o que caracteriza crime. “Muitas vezes, ingenuamente, o joalheiro contrata o seguro sem saber que está cometendo um crime, não tendo conhecimento do tamanho do risco que está correndo”, explica o executivo.
Entre os principais tipos de cobertura que o seguro oferece estão o estoque de mercadoria mantido no estabelecimento contra roubo, assalto a mão armada, arrombamento, incêndio, etc; trânsito de mercadorias no Brasil e no exterior, transportadas pelo proprietário, portador ou representante comercial; mercadoria em residência particular; mercadoria enviada por malote; postagem (Sedex, Vaspex, entre outros) e exposição dos produtos em feiras e eventos.
As empresas interessadas em contratar o seguro entram em contato com a Lloyd Continental que colhe as informações para elaborar uma proposta para cobrir todas as necessidades do joalheiro. Após a contratação do seguro, o cliente ganha uma consultoria de segurança com perito especializado da Lloyd que, por sua vez, vistoria o estabelecimento apontando possíveis falhase sugerindo melhorias para aumentar a proteção contra potenciais sinistros. A partir daí, fica coberto todo o estqoue (joias, relógios e artigos para presente). ” O custo varia, dependendo da modalidade e do risco, mas com certeza todo joalheiro tem condição de adquirir o seguro”, explica Flávio.
Fonte: Revista F. Magazine (Jan./Fev./Mar./2012 – ed. nº 03)